Para se destacar vendendo a categoria de roupas na internet, é preciso fugir do óbvio e ter muita atenção aos detalhes do seu negócio
Com o cenário do e-commerce consolidado no país, uma das categorias que mais aparecem liderando as vendas é a de Moda e Acessórios.
Logo, vender roupas na internet aparece como uma grande oportunidade para quem busca ter um negócio online ou já tem uma loja física e quer diversificar a atuação no mercado.
Apenas no primeiro trimestre de 2021, a categoria de Moda e Acessórios foi campeã em volume de vendas, sendo responsável por 16,6% do total de pedidos realizados, de acordo com o relatório da Neotrust.
Mas apesar dos resultados cada vez maiores, a venda de roupas na internet exige bastante atenção para conquistar e convencer os consumidores no momento da compra.
Afinal, no universo online, os clientes não possuem o mesmo contato com os produtos como em uma loja física e, no caso de uma loja de roupas, não podem tocar ou experimentar as peças.
Para te ajudar, separamos algumas dicas e pontos de atenção que você deve levar em conta ao vender a categoria de roupas na internet.
- Pense no diferencial da sua marca
Em um mercado tão competitivo quanto o de moda, é importante pensar em um diferencial para a sua marca, algo pela qual ela será facilmente reconhecida e que fará ela se sobressair frente à concorrência.
Você pode se destacar pelos seus preços, pela originalidade das peças, pelo seu atendimento ou até por uma experiência de compra diferenciada na sua plataforma.
Se você não sabe muito bem como encontrar esse diferencial, um bom primeiro passo é fazer uma análise dos seus concorrentes para entender o que é necessário para distanciar a sua marca das outras do mercado e criar algo único.
- Faça descrições detalhadas dos seus produtos
As descrições dos seus produtos fazem toda a diferença ao vender a categoria de roupas na internet, já que, como falamos anteriormente, ao comprar online os clientes não têm contato direto com a peça, dependendo apenas das descrições que você oferecer.
Sendo assim, busque criar descrições bem aprofundadas, que vão além da cor da peça e do tamanho. Descreva o tecido, a composição, as dimensões e outras informações que você julgar relevante para os clientes.
Hoje, muitas lojas já apostam em um modelo de provador virtual para ajudar os clientes na hora de escolher o tamanho ideal das peças.
Caso você não consiga oferecer essa ferramenta, as descrições de tamanho ganham ainda mais importância. Então, fique atento a este ponto para não deixar os seus clientes em dúvida ao finalizar a compra.
- Ofereça fotos de qualidade
Em uma loja online, as fotos de produtos funcionam como uma vitrine. E como os clientes não podem experimentar as peças, essas imagens ganham ainda mais relevância e podem ser um ponto chave para a decisão de compra.
Por isso, invista em fotos de qualidade, de preferência com uma boa luz, um fundo branco e com os enquadramentos certos para mostrar as dimensões das peças.
Além disso, procure fotografar as peças sendo utilizadas em diferentes corpos para que os clientes tenham uma noção melhor do produto.
Aproveite as suas fotos para montar diferentes oportunidades de uso para as peças, mostrando versatilidade e criando identificação com o consumidor.
- Ofereça um atendimento personalizado
Mais do que adquirir novas roupas, hoje os clientes buscam uma experiência única de compra. E algo que influencia diretamente isso é o seu atendimento!
Assim, busque atender os seus clientes de forma rápida e personalizada nos seus canais de comunicação, sempre buscando ajudá-los da melhor maneira possível e transparecendo os valores e crenças da sua marca. Além disso, não deixe de acompanhar e responder comentários do Reclame Aqui.
Para evitar muitas dúvidas por parte dos seus clientes, seja sempre muito claro e verdadeiro sobre os seus produtos e a sua marca, isso irá aumentar a confiança dos consumidores na sua loja.
- Coloque a experiência do cliente em primeiro lugar
Os processos de venda online envolvem alguns pontos cruciais para a experiência do cliente e a sua decisão de compra, como as formas de pagamento disponíveis e o envio dos produtos.
Ao fornecer os seus meios de pagamento, aproveite a sua plataforma online para oferecer opções além do cartão de crédito, como transferência bancária, boleto ou Pix.
Essa variedade de opções fará a diferença para os seus consumidores, que poderão optar pela forma que atende melhor às suas necessidades.
Quanto às opções de entrega, lembre-se que hoje o valor do frete é algo que influencia diretamente a decisão de compra dos consumidores. Sendo assim, busque diversificar também as suas opções de entrega, possibilitando que os clientes tenham opções diferentes de frete.
Ao determinar os seus meios de entrega, não se esqueça de elaborar também um processo de logística reversa para troca e devolução de produtos.
No universo das compras online, esses casos são bem comuns, uma vez que o cliente não tem contato com o produto até o momento da entrega, e devem ser tratados com cuidado e agilidade.
Sendo assim, elabore a sua política de troca e devolução e deixe ela sempre clara para os consumidores.
Dessa forma, eles se sentiram mais confortáveis e confiantes ao comprar na sua loja, pois sabem que se tiverem qualquer problema ou quiserem trocar o produto, sua marca estará preparada para atendê-los.
- Dê atenção às embalagens dos seus produtos
A forma como os seus produtos chegam até os clientes fazem toda a diferença na experiência final deles. Por isso, o packing – processo de preparação e embalagem dos produtos antes do envio – é a oportunidade perfeita para se diferenciar e conquistar os seus consumidores.
Aposte em embalagens criativas e de qualidade, que expressem a personalidade da sua marca e apresentem seus produtos de forma original.
Afinal, essa é a primeira vez que eles têm contato com o produto comprado, ou seja, é o momento ideal para criar uma experiência inesquecível.
- Invista na multicanalidade
Ao vender a categoria de roupas na internet, é importante considerar a sua presença no digital além da sua plataforma de vendas. A presença da sua loja nas redes sociais, por exemplo, é extremamente relevante, uma vez que, hoje, muitos consumidores acompanham e descobrem muitas marcas por lá.
Você pode até aproveitar as redes sociais para criar conteúdos mais inspiracionais, reforçar o seu reconhecimento de marca e até fazer parcerias com influenciadores para aumentar a sua visibilidade e humanizar o seu negócio.
Sendo assim, criar uma estratégia de vendas multicanais irá ampliar sua presença online, aumentar os seus resultados e ainda proporcionar uma experiência de compra única e completa aos seus clientes, que terão contato com a sua marca em diferentes momentos.
Uma outra opção de canal que irá aumentar a visibilidade da sua loja e fará com que você venda os seus produtos facilmente para o Brasil todo é ingressar em um marketplace.
Estes canais, como a Americanas Marketplace, por exemplo, funcionam como shopping centers virtuais, onde vários lojistas de diferentes segmentos expõem os seus produtos em sites de marcas consolidadas no país e, assim, conseguem alcançar mais clientes e levar os seus produtos ainda mais longe.