Por que a reputação é importante?
Como foi dito acima, é preciso se destacar entre os demais lojistas, e a reputação além de ser um fator determinante no momento de converter vendas, também atrai a atenção dos clientes para o seu anúncio.
Se os marketplaces são como uma vitrine de produtos, então concordamos que o processo de convencimento de compra começa desde a fachada da loja, que deve, acima de tudo, chamar a atenção das pessoas que passam por ela diariamente, mostrando os melhores anúncios.
E se estende até o momento que a compra já foi efetuada e o cliente levou o item para sua casa. O grande ponto de alcançar uma boa reputação está relacionado com não negligenciar nenhuma etapa da venda.
Uma loja que preza pela sua notoriedade pode alcançar as seguintes coisas:
- Aumento do ticket médio
Ao transmitir mais confiança para os compradores, a chance deles comprarem em maior quantidade na sua loja cresce consideravelmente. Em outras palavras, isso aumenta a lucratividade do seu empreendimento.
- Buy Box
Essa é a galinha dos ovos de ouro de qualquer comércio, pois se trata do lugar de maior destaque que um anúncio pode alcançar dentro do marketplace.
Entretanto, existe uma série de critérios que são avaliados antes pelo próprio canal para decidir se o lojista está apto a colocar seu produto naquele espaço.
Além de precificação, valor cobrado de frete e quantidade em estoque, a reputação e avaliação que o lojista possui entre os clientes, também fazem parte dos itens analisados pela plataforma e podem ser determinantes na avaliação final se vai ou não entrar.
Saiba mais em: Buy Box nos marketplaces
Dicas de como conquistar uma reputação nos marketplaces
No final das contas, juntando um planejamento preciso com as dicas que vamos te passar a seguir, a probabilidade de você se destacar dentro do canal e ver suas vendas escalarem é altíssima.
- Realizar bom atendimento
Isso é algo básico em qualquer modelo ou estilo de negócio, mas no varejo digital acabou se tornando um diferencial justamente por ser uma parte extremamente importante da experiência de compra dos clientes.
Muitos lojistas apenas se atentam em fazer um bom atendimento para que o consumidor compre logo o produto e após isso esqueçam de algo mega relevante: o pós-venda, que é basicamente o suporte para o cliente depois que ele adquiriu o produto e surgiu alguma dúvida ou reclamação.
A comunicação humanizada e direta, realizada não apenas via SAC, mas por WhatsApp ou telefone, é algo que vai facilitar todo o processo.
Se esse contato for estressante ou demorado, pode piorar ainda mais a percepção que o comprador tem da sua loja.
Não se esqueça: o processo de atendimento no comércio eletrônico começa no cadastramento do produto, preenchendo os seguintes requisitos: título, imagem, descrição e ficha técnica.
Sem o contato imediato, o lojista precisa apresentar o produto da melhor forma, sendo o mais claro possível, pensando em já responder de antemão as dúvidas que o cliente poderia ter caso estivesse em um estabelecimento físico analisando o item.
- Ofereça produtos de alta qualidade
Pode até soar clichê, mas a verdade é que o consumidor sempre vai acabar criando expectativas em relação ao produto que acabou de encomendar e, se ele não cumprir, a probabilidade de chegar uma queixa ou avaliação negativa é muito alta.
É preciso ser transparente na hora de fazer o anúncio do produto, revelando de forma detalhada todas suas características e colocando fotos de qualidade e realistas.
Se colocar no lugar do cliente é chave, pois convenhamos ninguém gosta de se sentir lesado ou enganado, pagando por algo que não condiz com o que foi combinado.
- Entregas no prazo
Um dos principais motivos pela qual as vendas via marketplaces subiram tanto nos últimos é por que ele atende uma das principais demandas requisitadas pelos consumidores online: entregas velozes e imediatas.
Segundo pesquisa realizada pela UPS Pulse of the Online Shopper, que tinha como objetivo avaliar os hábitos de compra do consumidor desde a pré-compra até a pós-entrega, dos compradores que já fizeram pedidos de produtos em marketplace, 90,7% deles afirma que a experiência de compra nestes canais foi “boa” ou “ótima”.
O ponto mais ressaltado como positivo foi a precisão do produto recebido e o prazo de entrega rápido.
A busca por otimizar cada vez mais esse processo de despacho da mercadoria está levando a criação de novos métodos, como é o exemplo do Drop Off.
Ele é uma forma de entrega onde ao invés do produto ir até você, ele é deixado em um ponto de coleta previamente determinado, e o cliente vai até esse lugar e retira o item.
- Escute a opinião dos clientes
Não existe feedback mais sincero do que aquele feito pelas pessoas que estão comprando pela sua loja. Fique atento aos elogios e às críticas, pois você não apenas pode, como deve usá-los como uma forma de métrica.
Fique atento a reclamações que se repetem, elas realmente podem ser sobre algo que você não está conseguindo visualizar e deve estar travando o seu negócio, o impedindo, por exemplo, de entrar no Buy Box.
Conclusão
Ainda não acabaram as dicas, nós temos uma última extra e super valiosa para te dar:
- Utilize o Hub de integração com marketplaces mais completo do mercado
Os integradores de marketplaces são ferramentas muito práticas e benéficas para os e-commerces que anunciam via marketplaces, eles ajudam a centralizar e otimizar todo o processo de gerenciamento das vendas.
Se quiser saber mais sobre esse software que se tornou imprescindível no varejo digital, clique aqui para assistir ao vídeo informativo do nosso canal no Youtube.