Vídeo Aula: O Exato Método Que Usei Para Faturar R$ 81.473,25 na Internet, Começando do zero!

Veja o que eu faço para ter meu negócio na internet, faturar muito dinheiro usando apenas o computador (ou apenas o celular), trabalhando da onde eu quiser…

Alex Vargas

Alex Vargas é empreendedor digital há mais de 17 anos. Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio do zero.

27 Dicas de Como Vender pelo WhatsApp Todos os Dias

Sumário

Se você é empreendedor ou está começando a trabalhar agora com vendas, você precisa saber como vender pelo WhatsApp de forma profissional.

Quem vende pelo WhatsApp já conhece o potencial desse aplicativo para alavancar as vendas, de uma forma inacreditável.

O WhatsApp é usado por praticamente todas as pessoas no Brasil. Dificilmente você conhece quem não utiliza esse app para se comunicar.

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que chegou para ficar. Através dele, as pessoas trocam mensagens de texto, áudio, fazem chamadas em vídeo…

Como Montar um Negócio à Prova de Crises em 2022

E mais… vou te mostrar exatamente o que eu fiz para montar um negócio online que fatura múltiplos 7 dígitos todos os meses.

Toda essa facilidade na comunicação fez com que o app substituísse quase por completo o uso de SMS e chamadas por telefone.

Por isso que, quem trabalha com vendas e deseja aumentar sua clientela para vender muito mais, precisa utilizar essa ferramenta tão revolucionária.

Usar o WhatsApp em seu negócio online pode aumentar as suas vendas significativamente, pois o aplicativo serve para bater papo com os amigos, compartilhar fotos no grupo da família, publicar fotos no status, e ainda funciona como uma excelente ferramenta para os negócios e vendas.

O WhatsApp é uma ferramenta tão incrível para os negócios, que é por isso que foi criada a versão WhatsApp Business e, mais recentemente, ganhou até um botão de vender.

Neste artigo eu vou te ensinar como vender pelo WhatsApp, que é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, estando ativo em 98% dos smartphones dos brasileiros, e é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Com tantos usuários, já deu para perceber que utilizar o WhatsApp como estratégia para o seu negócio é uma jogada de mestre, não é mesmo?

O WhatsApp é hoje uma ferramenta de marketing digital que não pode ficar de fora do seu negócio, seja online ou offline.

Por que vender pelo WhatsApp?

Motivos para você começar a usar o Whatsapp para vender.

Se depois de todos os argumentos que usei até agora, você ainda não sabe porque deve vender pelo WhatsApp, eu vou te dar mais alguns motivos.

Usando o WhatsApp para vender, você vai aumentar o alcance do seu negócio, pois muita gente prefere comprar pela internet e, através do aplicativo, você terá um contato mais próximo com os seus clientes e potenciais clientes.

Você precisa estar onde o seu público-alvo está e, como você já sabe, a grande maioria dos brasileiros está no WhatsApp.

Com a segmentação adequada e com anúncios direcionados, você vai poder atingir um grande número de usuários que, possivelmente, comprará de você.

A seguir você verá como usar o WhatsApp como estratégia de vendas, através de 27 dicas valiosíssimas.

Com essas dicas você vai aprender como vender pelo WhatsApp e gerar ótimos resultados. Confira a gora.

27 Dicas Para Vender pelo WhatsApp

Estas 27 dicas é exatamente o que fazemos aqui na empresa para vender todos os dias pelo WhatsApp.

É o caminho das pedras que eu aprendi e vou te ensinar, para que você possa seguir e obter ótimos resultados, assim como eu consegui.

1. Separe um celular exclusivamente para o seu negócio

É um grande erro não separar o número pessoal do profissional.

Se você cometer esse erro, vai ter um grande transtorno, pois você vai misturar seus contatos pessoais com os contatos de clientes e de potenciais clientes.

Ou seja, se você utilizar o seu número pessoal para divulgar o seu negócio e para manter contato com os seus clientes, poderá perder o foco, dificultar a entrega de material rico para as pessoas certas e ainda vai gastar energia e desperdiçar o seu tempo.

O ideal é separar um celular exclusivamente para o seu negócio, com um número somente para isso.

Com um celular exclusivo para o seu negócio, você vai poder definir horário para atendimento, colocar o logotipo da sua marca como imagem de perfil, adicionar promoções no status, enviar mensagens direcionadas para o seu público, o que aumenta e muito a eficiência do seu trabalho, gerando, dessa forma, maiores resultados.

2. Use o WhatsApp Business

Um dos primeiros passos que você precisa dar para começar a vender pelo whatsapp é usar a versão business

Como falei no início do artigo, o WhatsApp é tão eficaz para os negócios, que até foi criada a versão Business.

O WhatsApp Business é direcionado para empresas, não importa se são empresas renomadas ou um negócio que acabou de ser criado. A eficiência é a mesma.

A versão WhatsApp Business traz várias funcionalidades que irão te ajudar a vender muito mais.

Entre as funcionalidades do WhatsApp Business estão:

  • A possibilidade de registrar um número de telefone fixo;
  • Os clientes poderão saber que estão falando com uma empresa;
  • Você poderá usar uma mensagem automática. Aliás, nessa opção você vai encontrar sugestões de mensagens automáticas para que o usuário receba, assim que enviar uma mensagem para o seu número;
  • A possibilidade de metrificar a quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;
  • Etiquetas para você marcar clientes, contendo algumas informações como “pedido finalizado”, por exemplo.

3. Use a versão WhatsApp Web

O WhatsApp Web é uma extensão do seu WhatsApp, que permite você acessar seu aplicativo de mensagens a partir de um computador.

Para que você consiga acessar o WhatsApp Web, você precisa estar com o seu celular conectado à internet (de preferência Wi-Fi, para ter mais eficiência, velocidade e não usar os seus dados).

Em seguida, você deve selecionar a opção “WhatsApp Web”, em seu celular, aproximar o aparelho do computador e escanear o QR Code, que é um código que vai permitir a abertura do seu aplicativo no computador.

Vender pelo WhatsApp Web vai permitir que você acesse mais facilmente outros canais do seu negócio e, ao mesmo tempo, mantendo o contato com seus clientes.

Também poderá acessar o WhatsApp pelo aparelho celular enquanto outra pessoa acessa pelo computador, agilizando o atendimento ao cliente.

Além disso, também vai evitar aquelas confusões com o corretor automático.

4. Faça uma prospecção de clientes

Saber como Vender no whatsapp é uma arte, e isso começa com um método de prospecção bem definido.

Você pode prospectar clientes no WhatsApp da mesma forma que faria normalmente, utilizando as mesmas estratégias.

Mas, dessa vez, você precisa conseguir o número do WhatsApp do futuro cliente.

Pelo app, você tem a oportunidade de participar de grupos relacionados com o seu nicho e, ali dentro, prospectar clientes em potencial.

5. Solicite o contato do seu público-alvo

Peça o número de contato do seu público-alvo para estar sempre divulgando o seu conteúdo.

Procure pedir também o contato de quem já é seu cliente, de quem já comprou de você e conhece o seu produto ou serviço.

Para isso, você poderá criar um formulário para que o público se cadastre, deixando o contato telefônico.

Esse formulário pode ser uma assinatura de newsletter ou uma landing page, por exemplo. Divulgue esse formulário em seu blog, fanpage e onde mais você puder.

Além de um formulário, você pode deixar um botão de CTA em seus canais de comunicação com o público, para que, ao clicarem no botão, as pessoas sejam direcionadas para o seu WhatsApp.

6. Salve o número de contato do seu público

Salvar o número de contato do seu prospect no whatsapp permite chamá-lo pelo nome em ocasiões futuras e isso gera proximidade.

Salve o número de contato daquelas pessoas que aceitaram receber suas mensagens.

Uma dica aqui é salvar o nome de cada uma delas, para que o atendimento seja feito de maneira personalizada, e para que o público se sinta mais próximo da sua marca.

Um atendimento personalizado melhora a experiência do cliente e do cliente em potencial.

Se você trabalha com mais de um produto ou serviço, o ideal é que você salve o contato de cada pessoa com o nome dela e o nome do produto que ela comprou ou demonstrou interesse.

Isso faz com que você mantenha a sua lista de contatos organizada, facilitando o seu trabalho na hora de enviar mensagens com ofertas, sendo, dessa forma, mais assertivo.

7. Solicite a autorização para enviar mensagem

Peça a autorização do seu público para enviar mensagens para ele.

Se a pessoa não permitiu que você entrasse em contato com ela, não envie mensagens, de forma alguma, principalmente com um monte de ofertas e promoções, ou qualquer tipo de conteúdo.

Isso porque, dessa maneira, ao invés de conquistar o seu público, você poderá irritá-lo e perder de vez as chances de vender alguma coisa futuramente.

E pior, enviar mensagem para as pessoas sem a autorização delas corre o risco de essas pessoas denunciarem o seu negócio, inclusive em sites como o “Reclame aqui”, manchando a reputação da sua marca.

E a reputação é algo que leva bastante temo para construir e apenas alguns minutos para ser destruída, principalmente na era das redes sociais.

Outro erro que você deve evitar é comprar lista de contato.

Isso porque, por mais que essa lista contenha centenas de pessoas, elas não estarão interessadas em seu negócio e nem te deram autorização para entrar em contato, por isso, dificilmente você conseguiria vender um produto ou serviço para alguém dessa lista.

8. Aplique o funil de vendas

Quem trabalhar com vendas no whatsapp precisa dominar e conhecer o funil de vendas para poder alinhar a comunicação ao estágio do funil que o cliente está.

Assim como em qualquer outro canal de comunicação, você precisa fornecer conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas.

Você deve criar abordagens diferentes para cada etapa do funil.

Por isso, o ideal é criar conteúdo rico em informações relevantes para o público, de acordo com a etapa em que ele se encontra.

Topo do funil

No topo do funil estão aquelas pessoas que ainda estão descobrindo que possuem um problema e que gostariam de encontrar uma solução.

Para esse público, o ideal é criar conteúdo mais superficial, dando dicas sobre o tema relacionado ao seu negócio.

Meio do funil

No meio do funil estão aquelas pessoas que já sabem que precisam de uma solução, já tiveram contato com sua marca, já têm conhecimento do seu produto ou serviço.

Para essa etapa, você deve enviar conteúdo mais aprofundado, incentivando a compra do seu produto ou serviço, de forma sutil.

Fundo do funil

No fundo do funil estão aquelas pessoas que estão analisando qual a melhor solução do mercado, comparando o seu produto com o dos concorrentes.

Agora, o foco é provar que a sua solução é a ideal para o seu público-alvo. Então, aqui você já pode enviar conteúdo com ofertas e promoções.

9. Crie uma lista de transmissão

Crie uma lista de transmissão para divulgar o seu negócio.

Uma lista de transmissão vai te ajudar a otimizar o seu tempo na hora de enviar o mesmo conteúdo para várias pessoas.

Antes de criar uma lista de transmissão, você precisa divulgar o seu número para o público-alvo, para que aquelas pessoas que se interessam pelo seu negócio salve o seu número antes e, assim, possa receber o seu conteúdo.

Isso porque, só vai poder receber as suas mensagens aquelas pessoas que salvaram o seu número de WhatsApp.

Para organizar a sua lista de transmissão, você pode dividir os contatos entre quem demostrou interesse pelo produto ou serviço que você oferece, e aquelas pessoas que já compraram de você e, portanto, já conhecem a sua marca e a qualidade do seu produto ou serviço.

10. Tenha uma sequência e um Cronograma de envio de Mensagens

Para você ser um verdadeiro expert e saber como vender no whatsapp, você precisa ter um calendário e um cronograma de envio de mensagens.

Tenha um cronograma para enviar mensagens com data e horário marcados.

Dessa forma, você cria uma sequência de envios de mensagens, de forma organizada, e consegue ser consistente e profissional, evitando enviar conteúdo repetido, irrelevante ou mesmo ficar longos períodos sem enviar nada para a sua lista.

Além disso, com um cronograma de envio de mensagens você consegue enviar mensagens adequadas para cada etapa do funil de vendas, conduzindo o lead para a próxima etapa.

11. Divulgue o número de WhatsApp do seu negócio

Para que os seus potenciais clientes leiam as mensagens que você envia para eles, é necessário que eles identifiquem o seu número.

É por isso que divulgar o número do seu negócio é tão importante.

Divulgue o seu número de WhatsApp no blog, no Instagram, no seu canal do YouTube, em sua página do Facebook, enfim, em todos os seus canais de comunicação, para que todos os seus potenciais clientes o identifiquem.

Procure alcançar o máximo possível de pessoas, para divulgar o seu número.

Se possível, divulgue o seu número de WhatsApp através de uma campanha de e-mail marketing.

Comunique ao público qual é o tipo de conteúdo que ele vai receber de você, para que ele decida se vai salvar o seu número ou não.

Os usuários que se interessarem de verdade pelo conteúdo que você está oferecendo, sem dúvida irão salvar o seu número.

Para que você saiba quem se interessou pelo seu conteúdo e, por tanto, deseja receber o seu material, peça para que essas pessoas confirmem que desejam receber suas mensagens.

Dessa forma você vai poder interagir com os contatos interessados em receber o seu conteúdo e vai poder incluí-los em outras listas, aumentando, e muito, as suas chances de vender.

12. Forneça um link do seu WhatsApp

Para facilitar a chegada de clientes interessados no que você vende, você precisa disponibilizar o link do seu whatsapp

Forneça um link do seu WhatsApp em seu blog, site, redes sociais e em todos os canais de comunicação que você puder.

Com um link de WhatsApp, seu cliente pode clicar e conversar diretamente com você ou com sua equipe (caso já tenha uma).

Se o visitante do seu blog, por exemplo, ou lead se interessar em saber mais sobre o que você tem a oferecer, ele se sentirá mais próximo, pois terá acesso fácil a você.

13. Atraia pessoas no Instagram e Facebook

Utilize seu perfil do Instagram e do Facebook para potencializar suas vendas no WhatsApp.

Aproveite sua audiência nessas redes sociais e divulgue o link do seu WhatsApp por lá e atraia mais pessoas, para que você possa divulgar o seu produto ou serviço.

Uma dica aqui é utilizar o tráfego pago, para levar sua audiência do Facebook e do Instagram para o seu WhatsApp e, dessa forma, gerar mais vendas.

Para atrair pessoas no Instagram você pode criar conteúdo interessante e publicar em lives, stories e no feed.

Além disso, você pode disponibilizar o seu link de WhatsApp na biografia do Instagram, assim como eu faço no meu Insta.

14. Use uma isca digital para capturar o WhatsApp e realizar a entrega da isca por lá

Uma excelente estratégia para levar pessoas ao seu whatsapp é disponibilizar uma isca digital e realizar a entrega dela por lá.

Ofereça um e-book, um podcast ou qualquer outro material que tenha valor para o seu público-alvo, em troca do contato de WhatsApp dele.

Peça para que preencha um formulário com o número do WhatsApp para que o lead receba a isca digital por lá.

Essa estratégia é excelente, pois também te dá a oportunidade de enviar outros conteúdos para esses contatos, pois eles já mostraram interesse e já deram permissão para que você entre em contato e envie conteúdo.

15. Envie conteúdo de valor

Não cometa o erro de se restringir apenas em enviar propaganda para os seus contatos.

Se você quer vender a qualquer custo e envia vários anúncios a todo tempo, você só vai conseguir afugentar o seu público.

Por isso, o ideal é enviar conteúdo de valor para os seus contatos, com informações relevantes, que seja de interesse deles e que estejam relacionadas ao produto ou serviço que você oferece.

Você pode enviar essas informações em formato de texto ou de vídeo. Dessa forma, você também vai gerar engajamento.

16. Use de Copywriting nas suas mensagens, áudios e vídeos, para quebrar objeções

Para saber como vender pelo whatsapp você precisa dominar técnicas de persuasão e copywriting

Use estratégias de copy em suas mensagens de WhatsApp, para convencer o seu público-alvo de que o seu produto ou serviço é o melhor do mercado.

Para isso, você precisa descobrir qual é a dor ou o desejo que o seu público-alvo possui, depois, você precisa chamar a atenção dele com o título de sua mensagem, despertando uma forte emoção, despertando nele o desejo de comprar.

Os gatilhos mentais também são poderosos para utilizar em seu copywriting.

17. Qualifique seus leads

Qualifique seus leads, para ter mais chances de convertê-los em clientes.

Para isso, você pode utilizar estratégias infalíveis, capaz de convencer os visitantes a deixarem seu contato em troca de uma isca digital, por exemplo.

Leads são pessoas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço, e assinaram uma newsletter ou preencheram um formulário para receber algum material interessante, por exemplo.

Lance mão de todos os recursos que puder para qualificar os seus leads e, dessa forma, aproximá-los da decisão de compra.

18. Crie uma campanha de vendas

Crie uma Campanha de Vendas para que consiga atrair mais pessoas e com escala para o seu whatsapp

Crie uma campanha de vendas no WhatsApp, de forma assertiva, com gatilhos mentais, estratégias de copywriter e mostrando o quanto o seu produto ou serviço é excelente e que pode transformar a vida do cliente.

Mostre para o seu público-alvo que o seu produto ou serviço é a melhor opção do mercado.

19. Apresente uma solução

Para vender pelo WhatsApp ou em qualquer outro canal, não ofereça apenas um produto, você precisa apresentar uma solução para o cliente.

Sabendo qual é a dor ou o desejo que o seu cliente possui, você irá apresentar a solução que ele precisa, aliás, você vai apresentar a melhor solução do mercado.

Ressalte as vantagens e benefícios que o seu produto ou serviço oferece, mostre como a vida do cliente vai mudar quando ele utilizar o seu produto.

20. Use gatilhos mentais

Aprenda a aplicar gatilhos mentais em sua comunicação para que tenha uma melhor performance em vendas

Os gatilhos mentais são estratégias psicológicas que você pode usar para convencer seu futuro cliente de comprar seu produto ou serviço, de forma natural.

Conheça agora alguns desses gatilhos mentais, para você aproveitar em sua estratégia.

·        Prova Social

É da natureza humana se sentir seguro quando sabem que outras pessoas compraram e aprovaram determinado produto.

Para utilizar a estratégia da prova social, você pode usar depoimentos de clientes, mostrando como o seu produto ou serviço transformou a vida deles, e até outros clientes demonstrando o produto.

·        Garantia

O gatilho da garantia funciona para que o cliente tenha mais confiança, pois, ao oferecer 30 dias de garantia, por exemplo, o cliente confia mais na qualidade do seu produto ou serviço.

·        Novidade

O gatilho mental da novidade atrai clientes porque as pessoas gostam de possuir algo na estreia, no lançamento, para se sentirem especiais, sendo um dos primeiros a conseguir determinado produto ou serviço.

·        Escassez

Outro gatilho mental que funciona muito bem para vender pelo WhatsApp é o gatilho da escassez.

Se você oferecer as últimas vagas ou as últimas horas de determinada oferta, por exemplo, as pessoas tendem a comprar, para não ficarem de fora, não perderem a oportunidade.

·        Autoridade

Com o gatilho da autoridade, as pessoas vão enxergar a sua marca como um especialista em seu nicho, o que gera mais segurança de que o que você está oferecendo é confiável e de qualidade.

21. Use o status do WhatsApp para realizar vendas

O status do WhatsApp é uma publicação que você faz e fica “no ar” durante 24 horas e pode ser visualizada por alguns segundos.

Aproveite o status do WhatsApp para publicar conteúdo que chame atenção do seu público, como ofertas exclusivas, promoções relâmpago ou anunciar um produto em lançamento.

Através do status do WhatsApp, você poderá alcançar as pessoas que salvaram o seu número e que, por isso, podem visualizar o que você publica em seu status.

22. Organize um banco de imagem

Organize um banco de imagens com amostras de produtos, e prova social para enviar as pessoas

Tenha um banco de imagens organizados para quando precisar enviar uma mensagem para a sua lista, já ter as imagens de todos os seus produtos prontas.

Tire boas fotos de seus produtos, deixe essas imagens prontas para serem enviadas através do WhatsApp, quando for necessário.

Lembre-se de que nem todas as pessoas da sua lista possuem um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo.

Então, ter um banco de imagens com os seus produtos é uma estratégia excelente para vender no WhatsApp.

23. Tenha uma comunicação personalizada

Ninguém gosta de conversar com um robô, não é verdade?

Está certo que, em muitos casos, ter um chatbot agiliza o processo de atendimento, porém, nada melhor do que sentir que tem uma pessoa real escutando (ou lendo) o que você está dizendo.

Ter uma comunicação personalizada também pode ser automatizar e-mails, por exemplo, com o nome de cada cliente.

Receber uma mensagem personalizada no WhatsApp aproxima o cliente da sua marca, gera mais confiabilidade e, aos poucos, pode conquistar um novo cliente.

24. Agilize o tempo de resposta

Para vender pelo whatsapp você precisa ser ágil, para isso é importante ter modelos de respostas para perguntas mais frequentes

Estabeleça um prazo para você responder as mensagens dos seus contatos.

Deixar um cliente em potencial “no vácuo” ou esperando vários dias para que a sua dúvida seja respondida é um erro fatal.

Por isso, o ideal é que você agilize o tempo de resposta, para que as pessoas fiquem satisfeitas com o atendimento.

25. Feche a venda

O WhatsApp ganhou uma nova funcionalidade, um botão que permite que os seus clientes comprem, diretamente do app.

Com isso, ficou ainda mais fácil fechar uma venda pelo aplicativo. Para isso, basta ter um catálogo de produtos.

26. Realize pesquisas de satisfação

Faça pesquisas de satisfação.

Conseguir feedback sobre o produto, serviço e atendimento que você oferece é essencial para identificar possíveis falhas e, dessa forma, poder realizar melhorias no que for preciso.

Realizar pesquisas de satisfação também é uma estratégia bastante eficiente para o lançamento de um produto, por exemplo.

27. Crie uma rotina de trabalho

Por fim, a última dica que eu deixo para você é criar uma rotina de trabalho.

Para conseguir bons resultados em suas vendas pelo WhatsApp é necessário estabelecer uma rotina e ser consistente em suas ações.

Lembre-se das outras dicas e crie a sua rotina de trabalho baseada nelas, como, por exemplo, criar um cronograma de envio de mensagem.

É muito importante que essa rotina seja criada, pois, a sua mente vai entender (e acostumar) que durante aquele período você precisa estar focado e ser produtivo.

Como Direcionar para o WhatsApp

Como levar pessoas até o seu whatsapp de forma rápida e prática

Você precisa direcionar todos os seus clientes e visitantes para seu WhatsApp.

Muitas pessoas visitam o seu blog, a sua página de Facebook, e outros canais de comunicação do seu negócio, portanto, você precisa criar ferramentas para direcionar e fidelizar esses visitantes.

E, nesse caso, o WhatsApp mostrou-se ser uma ferramenta bastante útil e assertiva.

Muitos empreendedores também utilizam o e-mail para direcionar para o WhatsApp e, dessa forma, fidelizar clientes.

E eles estão certos, pois o e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente.

Você também deve utilizar o e-mail para divulgar o WhatsApp do seu negócio, e quanto mais você divulgar, mais resultado você terá em suas vendas.

Acessando este artigo você vai aprender como criar um link para o WhatsApp, através de um passo a passo simples e prático.

Agora, conforme o prometido, aprenda como direcionar para o WhatsApp em apenas 3 passos.

Chat Online – via WhatsApp

Muitos clientes e visitantes, quando entram em um site, estão cheios de questionamentos que não são respondidos, o que é frustrante para eles e bastante negativo para a imagem da empresa.

Por isso que muitos sites, percebendo a necessidade, criaram chat online, para que o relacionamento com o cliente seja mais efetivo.

O chat nos sites é exatamente para isso, para responder dúvidas de clientes, e deixá-los mais tranquilos antes de realizarem a compra.

Pesquisas já foram feitas e comprovadas sobre o comportamento de grande parte das pessoas, antes de efetuarem uma compra.

Essas pesquisas mostram que as pessoas precisam de uma segurança a mais, antes de decidir comprar.

E essa segurança é transmitida através depoimentos de outras pessoas que já compraram e avaliaram o produto ou serviço.

Por isso que ter um chat é uma excelente estratégia para seu site ou blog.

E não pense que vai precisar de um programador ou alguém que entenda muito sobre o assunto, você mesmo pode adicionar o chat a seu site.

No meu Treinamento Fórmula Negócio Online, por exemplo, eu também ensino, de forma simples e detalhada, como criar um relacionamento duradouro com o futuro cliente, através de chat online e de outras estratégias.

De uma forma bem simples, existe hoje uma ferramenta que se chama WhatsHelp, ela permite que você adicione vários chats de várias redes sociais, ficando a critério do cliente escolher a que ele julgar ser a melhor.

Então, agora vamos ao passo a passo.

Passo 1

Entre no WhatsHelp, e clique no botão “Comece agora”, no canto superior direito da sua tela.

Em seguida, preencha as informações de contato para criar seu acesso na plataforma.

Escolha todas as redes sociais que você deseja trabalhar em seu negócio.

Além do WhatsApp, eu indico o Messenger do Facebook, pois são os canais mais utilizados pelas pessoas.

Depois disso, você vai preencher algumas informações solicitadas e, em seguida, um link será gerado.

Passo 2

Baixe a extensão para WordPress: “sodo add script”. Essa ferramenta vai auxiliar bastante neste processo.

Passo 3

Lembra aquele link que foi gerado no primeiro passo? Copie o link, e cole na extensão que acabou de baixar.

Atualize sua página, e, após isso, você vai perceber que agora tem a opção de chat.

Lista de transmissão do WhatsApp

Criar uma lista de transmissão pode gerar muitas vantagens para o seu negócio, pois, com ela, você vai conseguir atingir centenas de clientes de uma forma bem mais rápida, mandando uma mensagem conjunta.

Tome cuidado quando for escrever a mensagem da lista de transmissão, pois as pessoas gostam de se sentirem únicas.

Por isso, envie uma mensagem que todas as pessoas possam ler e pensar que foi direcionada exclusivamente para elas.

Isso vai fazer com que o futuro cliente se sinta especial e, mesmo sendo algo simples, suas chances de efetuar uma venda, aumentarão.

Para criar uma lista de transmissão, você precisa se atentar a três passos:

1. Não perca contatos

Não perca contatos irritando-os com excesso de mensagens, por exemplo, fazendo com que eles te bloquem ou te excluam.

Saiba que todo contato é muito valioso para você, pois, mesmo que ele não gere nenhum retorno hoje, pode gerar no futuro.

2. Disponibilize seu link do WhatsApp

Como falei anteriormente, você precisa disponibilizar seu link de WhatsApp.

Então, não tenha medo de colocá-lo nos mais diversos lugares, pois, quanto mais pessoas entrarem em contato com você, maior será a sua lista de transmissão e, consequentemente, maiores serão suas chances de realizar vendas.

3. Seja organizado

Este é o ponto principal, você precisa ter uma organização com seus contatos.

Não estou dizendo que você vai precisar gravar o nome de todos, isso é humanamente impossível, ainda mais se sua lista for extensa.

Mas você vai precisar salvar todos os contatos.

Para criar uma lista existe uma limitação de participantes, por isso, enumere cada contato, para que você não se perca, ou até não mande a mesma mensagem mais de uma vez para a mesma pessoa.

4. Gere valor

Como em todos os outros canais de comunicação, é ideal que você gere valor no WhatsApp, aliás, o que você deseja é conquistar e convencer novos clientes.

E, nada mais eficaz para conquistar a confiança do futuro cliente e aumentar sua autoridade em seu nicho de atuação, do que gerar valor através de um conteúdo rico, interessante e gratuito.

Um grande erro que muita gente comete é pensar que, somente pelo fato de ter um bom slogan e um ótimo preço, todos vão comprar dele.

As compras não acontecem somente pela qualidade do produto, outros fatores vão influenciar muito, e você, como vendedor, deve auxiliar esses fatores.

Muitas vezes você é o primeiro contato que seu cliente está tendo. Ele está cheio de dúvidas e com algumas incertezas, porém, possui o capital para comprar o produto ou serviço que você está oferecendo.

Por isso, não é certo chegar já fazendo anúncios e mostrando promoções, tenha calma, pois, você poderá perder a venda.

Não encha seus possíveis clientes de anúncios promocionais.

Utilize a técnica 80, 20, em que você envia 80% de conteúdo rico e interessante para a sua lista, com a intenção de educar os futuros clientes, e 20% de conteúdo promocional.

Mas atenção, o conteúdo promocional deve ser enviado apenas para as pessoas que já estão na fase adequada do funil de vendas, ou seja, que já estão prontas para receber esse tipo de conteúdo.

5. Faça um funil

Mantenha uma comunicação com seus clientes, fale sempre com eles, apresentando aos poucos os assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, ganhe a confiança deles e, só então faça as ofertas.

Aplique o conceito de funil de vendas para te ajudar a finalizar as vendas.

Entregue bastante conteúdo ao seu público-alvo, com informações relacionadas ao nicho com o qual você atua.

Para isso, o ideal é considerar o funil de vendas.

O funil de vendas é composto por etapas das quais o futuro cliente vai percorrer até o momento da decisão de compra.

O funil é dividido em 3 etapas:

Topo:  que é a etapa de aprendizado e descoberta, em que o visitante vai descobrir que possui um problema que precisa ser resolvido.

Meio: é a etapa do reconhecimento do problema e da consideração da solução, em que o visitante já se tornou um lead, ou seja, já deixou seu contato em troca de algum material, já conhece o seu produto, e agora está pesquisando, para saber qual a solução ideal para ele.

Fundo: é a etapa em que o futuro cliente vai tomar a decisão de comprar ou não o produto ou serviço que você está oferecendo.

6. Não perca essa oportunidade

Alguns empreendedores digitais estão utilizando o WhatsApp e conseguindo grande retorno com o aplicativo.

Por isso, não permita ficar para traz, comece agora mesmo a desenvolver uma estratégia para atingir seu público-alvo.

Os empreendedores que saem na frente são aqueles que buscam atender um público segmentado, para conseguir oferecer exatamente o que esse público já está buscando.

O WhatsApp ajuda até mesmo seus clientes mais tímidos, pois eles não vão precisar falar, somente digitar as perguntas, e ainda vão ter um tempo para pensar e responder.

São inúmeras as vantagens de trabalhar com WhatsApp em sua estratégia, pois, com essa ferramenta que revolucionou a forma de se comunicar, você poderá atingir um patamar muito mais elevado em seu negócio.

Realmente devo utilizar o WhatsApp?

Mais alguns motivos para você usar o Whatsapp como ferramenta para vender

Você deve utilizar o WhatsApp em seu negócio, mas não apenas esse canal.

Lembre-se que quanto mais lugares você estiver anunciando o seu produto ou serviço, mais chances vai ter de efetuar suas vendas.

E você precisa concordar comigo quando eu digo que para vender, as pessoas precisam saber que o seu produto existe.

E, considerando o fato de que o WhatsApp é uma rede social na que encontramos um grande número de pessoas, podemos dizer que o aplicativo é um ótimo potencializador de vendas.

E não para por aí, pois muito mais do que vender, o WhatsApp proporciona muitas outras oportunidades.

O WhatsApp é uma ferramenta é gratuita, você pode utilizá-la para tirar dúvidas de seus clientes, ou apenas para disponibilizar um chat de uma forma gratuita e que vai sem dúvidas aumentar muito a sua credibilidade.

Portanto concluímos que o WhatsApp, é uma ótima e gratuita ferramenta de marketing digital, algo capaz de impulsionar o seu negócio para que ele possa crescer e, consequentemente, aumentar sua receita.

Outras funcionalidades do WhatsApp

Até mesmo empresas físicas utilizam o WhatsApp para divulgar seus produtos, e isso é bem recente, não são muitos os que conhecem bem a plataforma e sabem potencializá-la.

Por isso, saia na frente e comece a divulgar seu negócio no WhatsApp. Vou listar abaixo algumas das funcionalidades do aplicativo, que você pode utilizar em seu negócio para alavancar as suas vendas.

·        Fazer anúncios

Com o WhatsApp você também vai poder enviar anúncios para a sua lista, aumentando as suas chances de realizar mais vendas.

·        Pequenas pesquisas

Pela velocidade de resposta, e também pela proximidade que o WhatsApp oferece, você pode disponibilizar várias pesquisas por meio desse app.

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para receber feedbacks e descobrir se o seu produto ou serviço está agradando o público.

Também é um ótimo canal para lançar um novo produto no mercado e saber a opinião do público, através de pesquisas no app.

·        Vídeos

Se você trabalha com esse formato de conteúdo, sempre que postar um vídeo novo, o disponibilize para todos os seus contatos do WhatsApp, formando uma grande lista de transmissão.

Coloque um texto curto antes do link e, se possível, ofereça um brinde a todos aqueles que clicarem no vídeo.

Esse brinde pode ser um e-book, um podcast, um infográfico, etc.

Escolha um título chamativo.

Como dica, eu diria para ficar atento e enviar conteúdo para as pessoas que realmente se interessaram pelo seu conteúdo.

Uma das piores coisas que você pode fazer é enviar conteúdo, exageradamente, para uma pessoa que nem se quer goste de seu nicho.

Não mande mensagens para qualquer pessoa, mande apenas para aquelas que vêm até você, que realmente estão interessadas em adquirir mais conhecimento.

Do contrário, você pode estar cometendo um grande erro, e afastando ainda mais a possibilidade de conquistar as pessoas certas e desperdiçando seu tempo.

Quando o assunto for divulgação por meio do WhatsApp, deixe a sua criatividade solta e não tenha medo de fazer o novo.

Aliás, somente aqueles que traçam caminhos diferentes, chegam a lugares diferentes.

Conclusão

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp e como usar essa ferramenta como estratégia de negócio para aumentar a sua rede de clientes significativamente, chegou a hora de colocar tudo em prática.

Saber de todas essas informações é fundamental, mas de nada adianta ter conhecimento e não colocar nada em prática.

Portanto, comece agora mesmo a vender pelo WhatsApp e a gerar resultados incríveis para o seu negócio.

Eu o convido a conhecer o meu Treinamento Fórmula Negócio Online. Nele, você vai encontrar informações como essas, de forma muito mais aprofundada, detalhada, para criar o seu negócio e desenvolvê-lo, para ter sucesso como empreendedor.

Se você deseja ter liberdade financeira, trabalhar no conforto do seu lar, sem precisar enfrentar horas de trânsito, e ainda gerar renda ilimitada, eu recomendo fortemente que você conheça o Formula Negócio Online.

Infográfico – Como Vender Pelo WhatsApp

Infográfico - Como Vender Pelo WhatsApp

Novo Curso GRÁTIS em Vídeo: Como Ser Afiliado e Vender na Internet

24 respostas

  1. Artigo Lido, gostei muito das idéias e com certeza vou colocar em prática. Meu produto é altamente perecível, é sorvete, mas mesmo assim estou trabalhando com entregas e pra isso uso o whatsApp. Obrigada por partilhar essas idéias.

    1. Olá Fabiane,

      Que legal. É fundamental além de gostar e se identificar com as ideias, colocá-las em prática!

      Abraço.

  2. Artigo Lido, gostei muito das idéias e com certeza vou colocar em prática. Meu produto é altamente perecível, é sorvete, mas mesmo assim estou trabalhando com entregas e pra isso uso o whatsApp. Obrigada por partilhar essas idéias.

    1. Olá Fabiane,

      Que legal. É fundamental além de gostar e se identificar com as ideias, colocá-las em prática!

      Abraço.

    1. Opa!

      Com certeza! Aqui nós utilizamos bastante e nos dá bastante resultado. Faça um ótimo proveito dos conteúdos do blog, tá bom?

      Sucesso!

      Abraço!

    1. Opa!

      Com certeza! Aqui nós utilizamos bastante e nos dá bastante resultado. Faça um ótimo proveito dos conteúdos do blog, tá bom?

      Sucesso!

      Abraço!

    1. Opa, o whatsapp é top demais! Se usado na maneira correta, é um ferramenta poderosa par vender!
      Abraço e Sucesso

    1. Opa, o whatsapp é top demais! Se usado na maneira correta, é um ferramenta poderosa par vender!
      Abraço e Sucesso

  3. Olaaa Alex Vagas!
    Mais um artigo lido.
    Me acrescentou bastante.
    Muito bom mesmo!

    Que Deus, o Ser Supremo te abençoe!

  4. Olaaa Alex Vagas!
    Mais um artigo lido.
    Me acrescentou bastante.
    Muito bom mesmo!

    Que Deus, o Ser Supremo te abençoe!

    1. Olá, o whatsapp está muito em alta, pois a taxa de abertura e de cliques tem sim maior que os e-mails sim!!
      Abraço!

    1. Olá, o whatsapp está muito em alta, pois a taxa de abertura e de cliques tem sim maior que os e-mails sim!!
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

INSCREVA-SE comece a ganhar dinheiro DE VERDADE NA INTERNET

EU SEI…Todo Mundo Fica Oferecendo “Coisas Grátis”, Mas Pode Ter Certeza, Esse Curso Gratuito é DIFERENTE de tudo o Que Você Já Viu!

Área de Membros - NucleoExpert

FREE
VIEW